Brincadeira é coisa séria

20150917_110553Tenho algumas amigas mães e amigos pais, que passam um tempo considerável de seus dias cuidando de seus filhos. Como eu passo todas as manhãs por conta da pequena, e sei como às vezes é difícil ter imaginação suficiente para criar e inventar brincadeiras e distrações para os pequenos, principalmente quando eles acordam ligados no 220v, resolvi escrever esse Post, baseada em minha própria experiência e em alguns sites e materiais de leitura, sobre idéias para distrair e estimular os pequenos.

Alguns instrumentos e materiais eu considero de grande ajuda desde os quatro meses, são os seguintes:

  • Espelho: a criança pequena é extremamente curiosa diante de rostos humanos, e com o tempo passa a reconhecer suas próprias expressões e movimentos. Quando Lis descobriu o espelho, costumava passar horas diante dele, encantada.
  • Tecidos com diversas consistências e cores: aqui em casa os campeões são os lenços; de seda, crepe, algodão, lã, cores e tamanhos diversos. uma caixa cheia de tecidos de cores e texturas diversas prendem a atenção do bebê por um bom tempo além de estimular seus sentidos.
  • Caixa dos segredos: montar uma caixa cheia de objetos curiosos de cores e texturas diferentes, de preferência que a criança não conheça, é pura diversão. Eu costumo colocar: bucha vegetal, raminhos de alecrim, escova de dente, pincel de maquiagem, potinhos da cozinha, um sino, utensílios de cozinha de silicone e madeira, garrafinha pet vazia, etc. Lis fica horas explorando os objetos… é uma de suas brincadeiras preferidas.
  • Móbiles: enquanto ainda não engatinham, as crianças amam objetos pendurados, coloridos, se movimentando diante de seus olhos. Móbiles prontos ou improvisados são uma boa pedida.
  • Água: água tem propriedades relaxantes, estimula a concentração além de ser um profundo estímulo sensorial para o bebê. Em tempos de calor, nada mais prazeroso e relaxante do que brincar com água dentro de uma banheirinha, ou com potinhos, bacias, regadores, mangueiras…
  • Lambança: A hora do lanche pode ser um  momento de se descobrir, experimentar, estimular a independência e autonomia da criança. Dar “finger foods” ou seja, comidinhas que seu filho possa pegar ele mesmo e comer com as mãos, ajuda a desenvolver a autonomia, é estimulante, abre o apetite e pode ser muito divertido para o bebê. Aqui as preferidas são: pedaços de melancia, pedacinhos de banana, abacate, manga, mamão, gomos de mexerica e laranja…
  • Lambança parte II: quando vou fazer bolos ou sucos, sempre coloco a pequena para me ajudar. ela coloca as bananas dentro do liquidificador, ou coloca a mão na massa do bolo e me ajuda a misturar. Ao final, saímos as duas cheias de farinha nos cabelos e alegria sem ter fim.
  • Fazendo arte: crianças pequenininhas ainda não sabem pegar um pincel, respeitar o espaço de uma folha de papel, entender formas e cores de um desenho. Mesmo assim, o contato com a tinta, o papel, as cores são estímulos muito interessantes. Quando Lis era menor eu fazia tinta para ela pintar a cartolina misturando iogurte natural sem lactose ou farinha e agua com corantes para alimentos ou gelatina sem sabor. Hoje uso tintas atóxicas comercias para pintura com os dedos. Provavelmente o bebê vai achar mais interessante a textura das tintas, a sensação do contato da tinta com as partes de seu corpo, e no final vai ter mais tinta nas perninhas do que na cartolina. mas a alegria da descoberta compensa a limpeza da bagunça.
  • Materiais para estimular em brincadeiras sensoriais: algodão, areia, arroz, água, bolhas de sabão, grama, vasinhos com plantinhas que podem ser cheiradas e experimentadas: manjericão, alecrim, hortelã.
  • Ler para a criança: ler prende a atenção da criança além de criar familiaridade com as palavras, sons e com a voz dos pais. Se o livro tem figuras e páginas duras, pedir para a criança ajudar a passar as páginas e imitar os sons dos animais é uma diversão a mais.
  • Passeios ao ar livre: sair é sempre bom para pais e filhos. O site http://www.napracinha.com tem sugestões maravilhosas de praças e parques, além de programação cultural para toda a família.
  • Mais idéias de brincadeiras: existem vários sites com idéias e sugestões de brincadeiras com crianças e bebês, eu particularmente, gosto muito do http://pitacoecia.com.br/ e do http://www.tempojunto.com/

Bom, é isso! Agora boa diversão e quem tiver mais idéias criativas para compartilhar, seja bem-vindo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s